23 de abril, Dia Mundial do Livro

23 de abril é a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. A intenção é incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.

A escolha da data não foi ao acaso, ela homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

O livro é fonte de conhecimento, reflexão e entretenimento, além de ser um abrigo para leitores.

Inca Garcilaso de la Vega

Nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e indios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.

Miguel de Cervantes Saavedra

Nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.

William Shakespeare

Nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: HamletRomeu e JulietaRei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.

Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-livro-valorizar-preciso.htm
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento576752/shakespeare-ser-ou-nao-ser-mas-e-a-questao

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site