Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
“As crianças geralmente gostam muito de poesia. Vale lembrar que é nesse gênero que encontramos com mais evidência o trabalho da sonoridade, com as imagens, com elementos lúdicos e muitos outros aspectos que se identificam com a criatividade e a imaginação que compõem o mundo infantil”. Portal Educação (2020).
Assim sendo, os poemas lidam com o imaginário infantil, mexem com sua capacidade de sonhar e criar. Com poesia e ludicidade, os poemas apresentam temas diversos, conflitos e desafios, permitindo que as crianças conheçam e interpretem o cotidiano. Através de poemas, as crianças desenvolvem a capacidade linguística, ao passo que sonham por meio das rimas e dançam com as palavras, conforme nos diz José Paulo Paes em seu poema “Convite”.
Feitas tais considerações, vale lembrar que, acima de tudo, a leitura de poemas deve ser uma fonte de prazer (e é!). Para você já se inspirar e se encantar, ouça o convite:
Todas as obras do Projeto Abelha contém algum poema – são eles que embelezam cada uma delas, que as deixam mais sensíveis e divertidas. Aqui, vamos expor alguns poemas escritos por Débora Araújo.
Leia e se encante!
- A amiga da Lua
- Amô Junino
- Amor que acolhe
- A verdadeira riqueza
- Bem guardadinho
- Bruxa Celestina
- Caixa de Presente
- Chegou abril, mês da literatura infantil
- Dona Abelhinha
- Enquanto me ninava
- Flor de Laranjeira
- O Moço e o Sol
- Os ventos de outono
- Por você me tornei mãe
- Rita Espalhafatosa
- Saúde, saúde, saúde!