Investigação, conhecimento e muita diversão!

Quem não gosta de um suspense, daquelas histórias que nos fazem “devorar” o livro na tentativa de resolver logo a questão? Pois é, com as crianças não é diferente, as histórias de suspense, com casos à serem resolvidos, mistérios à serem desvendados, promovem um processo investigativo, de reflexão, levantamento de hipóteses, trocas e descobertas.

Selecionamos três histórias em que este processo acontece de forma natural, envolvente e, principalmente, muito divertida. Elas podem propiciar momentos de interação e muitas descobertas, como por exemplo, a metamorfose da borboleta e até o sonambulismo. Com todo o encanto da floresta, as investigações passam por vários animais e assim enriquecem o conhecimento e despertam a curiosidade.

Confira essas dicas de leitura e invente muitas brincadeiras de mistérios com suas crianças, veja aqui um pequeno roteiro de como criar uma brincadeira de detetive.

Os livros abaixo são recomendados para leitura compartilhada a partir de 2 anos e leitura independente a partir de 6 anos, de acordo com a editora.

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço

“Novo mistério na mata! Dona Coruja, já famosa detetive de “O caso do pote quebrado” e “o caso das bananas”, agora é chamada pela Joaninha para desvendar o sumiço da lagarta. Uma história cheia de suspense que envolverá todos os bichos da floresta”.

A história começa quando a preocupada Joaninha recorre à Dona Coruja, a fim de desvendar o paradeiro de sua amiga Lagarta. Com a primeira pista em mãos, a experiente detetive sai pela floresta perguntando aos animais se eles haviam visto a Lagarta desaparecida. A cada bicho interrogado, surgem novos vestígios e começa um jogo de adivinhação e suspense, no qual ganha quem conhece melhor a natureza. Acompanhe a Dona Coruja nessa aventura e descubra que fim teve a Lagarta fujona.

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustrações: André Neves
Editora: Brinque-book

O caso do favo de mel

“Alguém levou o mel da abelha enquanto ela estava à procura de néctar. Mas ao redor de sua colmeia moravam muitos animais: a borboleta, o gafanhoto, o louva-deus, o esquilo… Por isso uma tarefa simples encontrar o responsável pelo transtorno. Pois, em princípio, todos eles são altamente suspeitos.”

Depois de um dia de trabalho procurando néctar nas flores uma abelha retorna à sua colmeia para descobrir que alguém comera seu mel. Quem será o gatuno? Ajudada por seus amigos das redondezas, a abelha interroga todos os suspeitos, mas será que conseguirá encontrar o responsável?

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustrações: Taline Schubach
Editora: Brinque-book

O caso das bananas

Há um mistério a ser desvendado na mata… Quem comia as bananas enquanto o macaco dormia?”

Quem não gosta de uma história de suspense? Quem não gosta daquela inquietação para descobrir logo como se resolverá um mistério? Pois O Caso das Bananas é puro suspense. Enquanto o macaco dormia, suas bananas, pif!, desapareceram.
​Quem teria comido as bananas do macaco? Esse é o mistério que vem agitando a mata e que vai levar o pequeno leitor a avançar página a página com prazer na leitura do livro. Desvendar o caso é a missão da investigadora Coruja. Missão nada fácil, pois todos os bichos são suspeitos e, para complicar mais ainda, cada um joga a culpa no outro. Não, não assim deslavadamente, mas por meio de enigmáticas insinuações. Porém, a Coruja, inteligente como ela só, vai decifrando uma a uma e, seguindo essas pistas, encontra a verdade.

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustrações: Mariana Massarani
Editora: Brinque-book

Roteiro para criar uma brincadeira de detetive

Débora Araújo


Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site