Como e quais os benefícios de contar histórias.
“As histórias são jardins secretos, onde podemos brincar e sonhar, transformando pedras em brilhantes, nuvens em brinquedos, bruxas em fadas. Reúnem a razão, a emoção, o lúdico, a fantasia,e nos fornecem um mapa para o encontro com o Ser Essencial: nosso grande potencial criativo.” Nye Ribeiro
Contar histórias é uma das práticas mais antigas registradas pela humanidade, pois, contar, recontar e ouvir uma história é uma forma de preservar culturas, transmitir valores e compartilhar conhecimento. Além disso, as histórias impulsionam a interação, confraternização e união; despertam a imaginação, as emoções, novos interesses e expectativas.
Por meio das histórias, as crianças tem o primeiro contato com o universo literário e conhecimento de um mundo encantador. A psicóloga Rosely Sayão (2003) ressalta que “contar histórias é um ato de amor e carinho por parte do adulto”. E ainda destaca que “de forma lúdica e prazerosa, a criança pode aprender muito a respeito do mundo que a espera”.
Outro fator de atenção foi observado pelo professor Josep Maria Puig “a criança quando ouve histórias, consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana”.
A escritora e pedagoga Fanny Abramovich (1989, p. 17) nos diz que “é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes como: a tristeza, a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a impotência, a insegurança e tantas outras mais, e viver profundamente isso tudo que as narrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz (ou não) brotar”.
Logo, ouvindo histórias, a criança se identifica com os personagens e essa identificação desperta várias emoções, fazendo com que os pequenos coloquem para fora seus sentimentos.
O ambiente deve ser favorável à contação de história, é importante que todos estejam confortáveis. A contação pode acontecer em diversas ocasiões, como, por exemplo, no início do dia, incentivando uma atmosfera acolhedora e harmoniosa; a tarde, para relaxar; e antes de dormir, preparando para um sono gostoso e restaurador.
Além disso, a contação fomenta a curiosidade e o interesse das crianças em conhecer outras histórias. Assim, naturalmente, tornam-se leitores habilidosos e o processo de ensino-aprendizagem será mais rápido e prazeroso.
Leia as biografias dos autores citados acima:
Hans Christian Andersen
Irmãos Grimm
Joseph Jacobs
Nye Ribeiro
Referências bibliográficas
PUIG, Josep Maria. Democracia e a participação escolar: Propostas de atividades. Trad. de Maria Cristina de Oliveira. São Paulo: Moderna 1998.
COELHO, Maria Betty. Contar Histórias: Uma arte sem idade. 9. ed. São Paulo: Ática, 1999.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2002.