Benefícios da Contação de Histórias

Como e quais os benefícios de contar histórias.

“As histórias são jardins secretos, onde podemos brincar e sonhar, transformando pedras em brilhantes, nuvens em brinquedos, bruxas em fadas. Reúnem a razão, a emoção, o lúdico, a fantasia,e nos fornecem um mapa para o encontro com o Ser Essencial: nosso grande potencial criativo.” Nye Ribeiro

Contar histórias é uma das práticas mais antigas registradas pela humanidade, pois, contar, recontar e ouvir uma história é uma forma de preservar culturas, transmitir valores e compartilhar conhecimento. Além disso, as histórias impulsionam a interação, confraternização e união; despertam a imaginação, as emoções, novos interesses e expectativas.

Por meio das histórias, as crianças tem o primeiro contato com o universo literário e conhecimento de um mundo encantador. A psicóloga Rosely Sayão (2003) ressalta que “contar histórias é um ato de amor e carinho por parte do adulto”. E ainda destaca que “de forma lúdica e prazerosa, a criança pode aprender muito a respeito do mundo que a espera”.

Os três porquinhos” de Joseph Jacobs
Leia aqui e analise os valores que este conto nos ensina

Outro fator de atenção foi observado pelo professor Josep Maria Puig “a criança quando ouve histórias, consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana”.

A escritora e pedagoga Fanny Abramovich (1989, p. 17) nos diz que “é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes como: a tristeza, a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a impotência, a insegurança e tantas outras mais, e viver profundamente isso tudo que as narrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz (ou não) brotar”.

Logo, ouvindo histórias, a criança se identifica com os personagens e essa identificação desperta várias emoções, fazendo com que os pequenos coloquem para fora seus sentimentos.

Chapeuzinho Vermelho“, Irmãos Grimm,
Leia aqui e verifique o que o conto nos ensina sobre nossas escolhas

O ambiente deve ser favorável à contação de história, é importante que todos estejam confortáveis. A contação pode acontecer em diversas ocasiões, como, por exemplo, no início do dia, incentivando uma atmosfera acolhedora e harmoniosa; a tarde, para relaxar; e antes de dormir, preparando para um sono gostoso e restaurador.  

Além disso, a contação fomenta a curiosidade e o interesse das crianças em conhecer outras histórias. Assim, naturalmente, tornam-se leitores habilidosos e o processo de ensino-aprendizagem será mais rápido e prazeroso.

Débora Araujo

O Patinho Feio,  Hans Christian Andersen, leia aqui
O patinho feio“, de Hans Christian Andersen
Leia aqui e confira algumas reflexões deste conto:
Diferenças, Autoestima, Resiliência e Persistência

Leia as biografias dos autores citados acima:

Hans Christian Andersen
Irmãos Grimm
Joseph Jacobs
Nye Ribeiro

Referências bibliográficas
PUIG, Josep Maria. Democracia e a participação escolar: Propostas de atividades. Trad. de Maria Cristina de Oliveira. São Paulo: Moderna 1998.
COELHO, Maria Betty. Contar Histórias: Uma arte sem idade. 9. ed. São Paulo: Ática, 1999.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site