Joseph Jacobs (1854-1916) nasceu dia 29 de agosto de 1854, em Sydney (Austrália). Em 1837, se mudou com seus pais e irmãos para Londres (Inglaterra).
Foi secretário da Sociedade de Literatura Hebraica, de 1878 a 1884. Neste ínterim, 1882, destacou-se como escritor de uma série de artigos no The Times sobre a perseguição de judeus na Rússia.
Notório crítico literário, folclorista, historiador e editor, escreveu livros sobre a história e tradição judaicas e livros de histórias infantis. Contudo, seu maior destaque é sua imensa contribuição para a literatura infantil. A forma simples e objetiva com que falava às crianças foram um diferencial para seu sucesso.
Joseph Jacobs foi um dos principais e mais populares escritores de contos de fadas para crianças de língua inglesa, pois, enquanto esteve na Inglaterra estudou e reuniu material para publicar contos do folclore inglês.
Buscou e publicou fábulas de lugares distintos, mas, a fim de resgatar as histórias orais contadas e recontadas no país, concentrou seus esforços na coletânea de contos do folclore inglês. Esta também seria uma resposta britânica para os trabalhos de Perrault, na França, e os Irmãos Grimm, na Alemanha. Foram quatro volumes, todos ilustrados por John D Batten: English Fairy Tales (Contos de Fadas Ingleses), 1890; Celtic Fairy Tales (Contos de Fadas Celtas), 1892; More English Fairy Tales (Mais Contos de Fadas Ingleses), 1894; More Celtics Fairy Tales (Mais Contos de Fadas Celtas), 1894.
Contos de Fadas Ingleses: A maioria de nós conhece os contos de fadas ingleses, como “João e o pé de feijão”, “O Pequeno Polegar”, “Os Três Porquinhos”, entre outras. Estas histórias carregam a marca peculiar inglesa que, entre um elemento e outro, adquirem um tom mais cômico, divertido. Por exemplo, O Pequeno Polegar que depois de muitas peripécias, chega à Corte do Rei Artur e torna-se o favorito do rei e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Sua montaria, espada e roupas de cavaleiro próprias ao seu tamanho é um traço que, aliado a suas astúcias e truques, promove um tom divertido à história.
Contos de Fadas Celtas: são contos extraídos da tradição oral celta que apresentam a diversidade, riqueza e colorido imaginativo dessa tradição trazendo os variados tipos de narrativas ocorrentes dentre a imensa gama de contos populares celtas.
Em 1898, incluiu a coletaria Contos de Fadas Ingleses a história “Os Três Porquinhos”, que já era muito conhecida no folclore inglês, porém, tornou-se mundialmente conhecida quando Joseph Jacobs a transformou em um livro.
Entre os seus livros, também estão:
Contos de Fadas Indianos, contempla 29 histórias que, além do apelo para os ensinamentos espiritualistas do hinduísmo, também falam de princesas e príncipes, rajás, animais encantados. Apesar de apresentarem uma estrutura parecida com as dos contos de fadas europeus, estes contos trazem em suas narrativas avatares do Buda ou de Krishna.
Fábulas do Esopo, que contempla uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620 a.C.|620—564 a.C?.), contador de histórias que viveu Grécia Antiga e a quem são atribuídas várias fábulas populares como: A Cigarra e a Formiga, A tartaruga e a lebre, O vento norte e o sol e O menino que gritava lobo, O Lobo e o Cordeiro. As fábulas de Esopo remontam uma chance popular pra educação moral de crianças até os dias de hoje. Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência e de justiça.
Entre os anos de 1889 e 1900 foi editor nas revistas Folklore e Papers and Transaction. Mudou-se para Nova York em 1900, onde trabalhou como editor na enciclopédia judaica The Jewish Encyclopedia.
Em 30 de janeiro de 1916, faleceu por doença cardíaca em sua casa em Yonkers (Nova York), e foi enterrado no cemitério de Temple Emanuel, Mt Hope.
Adaptação audiovisual de “A Cigarra e a Formiga”, Disney (1934)
Fontes:
https://www.britannica.com/biography/Joseph-Jacobs
https://books.google.com.br/books?id=_-OAAAAQAAJ&pg=PA68&redir_esc=y
http://web.prm.ox.ac.uk/england/englishness-Joseph-Jacobs.html
https://books.google.com.br/books/about/Contos_De_Fadas_Ingleses.html?id=98huPgAACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
https://books.google.com.br/books/about/Contos_de_fadas_celtas.html?id=5xioPgAACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
http://asmelhorespartes.blogspot.com/2013/01/contos-de-fadas-indianos-joseph-jacobs.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bulas_de_Esopo
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-quem-foi-esopo.htm