O Lobo e o Cão

  • Fábulas são pequenas histórias que transmitem ensinamentos sobre a vida, pois abordam lições morais. A maior parte das fábulas expõe situações corriqueiras, típicas do dia-a-dia, mas são vivenciadas por animais.
  • A fábula “O Lobo e o Cão” é creditada à Esopo (séc. VI a.C), contador de histórias que ficou famoso como o primeiro criador de fábulas, considerado o maior representante deste estilo literário.

O Lobo e o Cão

Em um caminho, encontraram-se um Lobo e um Cão. O Lobo, vendo a vitalidade do Cão, disse:
– Tenho inveja de te ver tão gordo, com o pescoço grosso e o pelo reluzente. Digo isso porque ando sempre magro e arrepiado.
O Cão respondeu:
– Se fizeres o mesmo que eu, também engordarás. Estou em uma casa, onde me dão de comer e tratam-me bem, enquanto meu trabalho é somente latir quando percebo ladrões próximos da casa. Por isso, se queres, podes vir comigo.
O Lobo, aceitando, passou a caminhar junto com o Cão, mas em dado momento perguntou:
– O que é isso companheiro, que vejo? Teu pescoço está todo esfolado. O Cão respondeu:
– Para que de dia eu não morda aos que entram na casa, sou preso com uma corda. De noite me soltam e assim fico até pela manhã, quando tornam a me prender.
O Lobo, ouvindo isso, disse:
– Vou dispensar tua fartura pra mim. A troco de não ser cativo, prefiro me empenhar pelo meu sustento e, se necessário, jejuar, desde que esteja livre. Dizendo isso, se foi.

Moral da história…

Nossa liberdade não tem preço, pois é nosso bem mais valioso.

Leia aqui uma breve definição sobre fábulas
Conheça a biografia resumida de Esopo