O cervo, o lobo e a ovelha

  • Fábulas são pequenas histórias que transmitem ensinamentos sobre a vida, pois abordam lições morais. A maior parte das fábulas expõe situações corriqueiras, típicas do dia-a-dia, mas são vivenciadas por animais.
  • A fábula “O Cervo, o Lobo e a Ovelha” é creditada à Esopo (séc. VI a.C), contador de histórias que ficou famoso como o primeiro criador de fábulas, considerado o maior representante deste estilo literário.

O cervo, o lobo e a ovelha

Um Cervo, acompanhado de um Lobo, bateu à porta da Ovelha cobrando falsamente uma certa quantidade de trigo que inventava haver lhe emprestado.
A Ovelha pensou em negar-lhe, denunciando a falsidade, mas ficou com receio devido à presença do Lobo.
Assim, com dissimulação, lhe disse:
– Peço-te, por Deus, que esperes alguns dias e então verificaremos nossas contas e eu te pagarei o quanto te dever.
O Cervo foi embora contente. Porém, passado um tempo, se encontraram sem que o Lobo estivesse presente. A Ovelha, nessa ocasião, rejeitou a cobrança dizendo que não devia trigo algum e que, portanto, nada lhe pagaria.

Moral da história…

É preciso ser prudente e aguardar o melhor momento para nos defender. Se a ovelha tivesse dito a verdade na frente do lobo, certamente ele a rechaçaria, por acreditar no cervo. Contudo, quando se encontrou sozinha com o cervo, rebateu sua mentira e ele nada pode fazer.

Leia aqui uma breve definição sobre fábulas
Conheça a biografia resumida de Esopo