A Andorinha e as Outras Aves

  • Fábulas são pequenas histórias que transmitem ensinamentos sobre a vida, pois abordam lições morais. A maior parte das fábulas expõe situações corriqueiras, típicas do dia-a-dia, mas são vivenciadas por animais.
  • A fábula “A Andorinha e as Outras Aves” é creditada à Esopo (séc. VI a.C), contador de histórias que ficou famoso como o primeiro criador de fábulas, considerado o maior representante deste estilo literário.

A andorinha e as outras aves

Estavam os homens semeando algodão e linho. Observando-os, a Andorinha disse aos outros pássaros:
– Será para o nosso mal o que os homens estão plantando, pois dessas sementes nascerão algodão e linho, depois eles farão laços e redes para nos prenderem. Melhor seria destruirmos o que for nascendo para que estejamos seguras.
As Outras Aves riram muito e não quiseram seguir o conselho.
A Andorinha, vendo isso, fez as pazes com os homens e foi viver perto de suas casas.
Depois de algum tempo, os homens fizeram laços, redes e instrumentos de caça, com os quais passaram a prender as Outras Aves, preservando a Andorinha.

Moral da história…

Prevenir é melhor do que remediar.
Às vezes, por falta de conhecimento, medo e até arrogância, não damos ouvidos a quem tenta nos alertar e/ou não damos importância para situações que se descortinam ao nosso redor e isso nos coloca em perigo.

Leia aqui uma breve definição sobre fábulas
Conheça a biografia resumida de Esopo