Dia do Amigo


A amizade é fundamental na vida de todas as pessoas, é o sentimento recíproco e verdadeiro que nos proporciona momentos de alegria e nos conforta em momentos tristes. A amizade é, acima de tudo, o amor entre pessoas que se identificam, se compreendem, se admiram e independe da idade. Contudo, sua descoberta acontece na infância, seja na escola ou no núcleo familiar.

O convívio e as brincadeiras na infância fomentam a amizade e facilitam o conhecimento do Eu e do meio no qual a criança está inserida. Assim, a relação de amizade favorece o respeito, o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade; as crianças percebem os benefícios de estarem juntas e entendem os limites, bem como as diferenças.

Dentre as inúmeras brincadeiras, destacamos as rodas de leitura, pois é uma atividade lúdica e simples que propicia ambiente de interação, descobertas, divertimento e sintonia. Isto porque, mesmo vivendo a era da tecnologia, a oralidade ainda é o maior meio de comunicação e desta forma regatamos valores “antigos” como o “estar juntos”, por exemplo.

Utilizando as rodas de leitura, ou contação de histórias, nós podemos abrir espaço para discussões, oferecendo a oportunidade dos pequerruchos exporem suas opiniões, promovendo sua capacidade crítica e reflexiva, inspirando novas ideias, minimizando a inibição e assim, facilitando a comunicação e relação social. Logo, podemos promover um ambiente sadio para o nascimento de novas e grandes amizades.

Seja um Polinizador! Incentive a leitura, incentive a amizade!!

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site