Para eles e por eles, hoje!

 

O resultado de amanhã…
começa na construção do hoje.

Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século 20, esclarece que que a construção da identidade humana e seus valores morais são estruturados a partir da interação do indivíduo com os diversos ambientes em que está inserido.

Ele defende que é durante a convivência diária, principalmente no núcleo familiar e mais precisamente com os pais, que construímos nossos valores, princípios e preferências.

Sob este prisma, podemos entender que a influência dos pais e das demais pessoas que a criança convive intervém diretamente na maneira como esta criança entenderá o mundo ao seu redor.

Assim sendo, não é clichê dizermos que um lar de amor, no qual valores de respeito, amizade, proteção, apoio, interação e participação ativa por parte dos adultos, oferecerá segurança aos pequerruchos contribuindo para um desenvolvimento emocional positivo que os auxilie a lidar com as diversas situações da vida.

Insistimos na ideia de que podemos e devemos criar situações para que exista interação, ou seja, momentos de trocas com as crianças, momentos nos quais eles percebam que estamos ali para eles e por eles. Momentos nos quais eles se deixem conhecer e possam nos conhecer. Esta interação pode ser através de brincadeiras, de jogos e de leituras, pois utilizando a ludicidade tornamos estes momentos de proximidade mais divertidos e prazerosos, além de termos excelente ferramenta para ensinar e transmitir valores.

Então estejamos presentes hoje, sejamos amigos hoje, tenhamos paciência hoje. O resultado será adultos melhores preparados emocionalmente aliado ao companheirismo que nos dedicarão amanhã.

Débora Araújo

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site