15 de Maio – Dia Internacional da Família


A família é um grupo social formado por pessoas que tem laços de sangue ou de afetividade. Do ponto de vista histórico e sociológico, a família é o núcleo elementar da sociedade, pois foi a partir dela que a sociedade ganhou corpo ao longo da história humana.

É o primeiro contato social dos pequenos, onde aprendem a conviver com outras pessoas, a respeitar os próximos e desenvolver sentimentos como: carinho, amor, proteção, dentre outros. Por isso, é um dos valores do Projeto Abelha e queremos que você saiba por que dia 15 de Maio é o Dia Internacional da Família e por que ele existe.

Esse dia foi definido pela ONU – Organização das Nações Unidas –  em Assembleia Geral, dia 20 de setembro de 1993. Assim nasceu o Dia Internacional da Família! Porém, não se engane, esta data existe para que nela ocorram, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

Questões pertinentes à harmonia e continuidade da família – como por exemplo a ocorrência de crianças abandonadas, gravidez precoce, alcoolismo, dependência química e violência doméstica, são verificados – além de valores humanos, religiosos e demais fatos que direta ou indiretamente relacionam-se com os problemas mais elementares que nascem no interior do núcleo familiar.

Desta forma, todo dia 15 de maio, o Secretário-geral da ONU emite um comunicado ou faz um pronunciamento a respeito destes e outros problemas e quais as possíveis medidas para minimizá-los. Em 2012, por exemplo, o então Secretário-geral Ban Ki-Moon fez observações a respeito da relação entre trabalho e família, destacando temas como a mulher no mundo do trabalho e outros mais. (fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-das-familias.htm).

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar!

Nome *
Email *
Site