Nye Ribeiro, nossa homenageada


Neste mês tão especial – entenda porquê – o Projeto Abelha escolheu homenagear a escritora brasileira Nye Ribeiro.

As histórias são jardins secretos, onde podemos brincar e sonhar – Nye Ribeiro

A autora, jornalista e educadora tem mais de 60 livros publicados, os quais, sintonizam com as temáticas propostas pelo Projeto Abelha – ética, respeito, família, amizade, cuidado, natureza, paz, entre outros. Ao ler Nye Ribeiro, senti como se ouvisse uma música capaz de reproduzir os meus sentimentos e ideias voltados à literatura infantil – Débora Araújo.

Nye passou sua infância em contato com a natureza, andava descalça, brincava na chuva, subia em árvores e sonhava em ser escritora.

Aos dezessete anos, já era professora! Fez o curso de Pedagogia e lecionou durante dezoito anos.

Foi na sala de aula, que Nye começou a inventar histórias para motivar as crianças a lerem, escreverem e desenvolverem atividades. Reservava sempre uns minutos para contar histórias. Era um momento mágico, para as crianças e para mim também – comenta a autora.

Mais tarde, Nye fez Jornalismo e mudou de profissão. Entrevistou grandes personalidades como, por exemplo, Paulo Freire.

Em 2003, junto com sua filha, Beatriz Ribeiro, realizou um antigo sonho: a criação da Roda & Cia Editora, por meio da qual vem desenvolvendo novos projetos.

Nye, muito tem nos inspirado! E ninguém melhor para apresentá-la do que a própria. Conheça um pouco mais clicando aqui e cuidado, você vai se encantar!

Agora, que tal conhecer uma de suas histórias? Neste período politicamente conturbado que vivemos, vamos falar de Paz aos pequeninos e aproveitar para nos acalmar através de bons sentimentos? Lá no Reino de Agamenon tem um tal de Rei Amadeu que pode nos ajudar…

A Bandeira da Paz

O Rei Amadeu era amado e respeitado por seus súditos. Mas, com a descoberta do ouro em seu reino, passa a enxergar apenas seus interesses, deixando-se dominar pelo egoísmo e pela ganância. A guerra e a destruição tomam conta do Reino de Agamenom, até que o Rei Amadeu se dá conta de sua missão e empenha-se na luta pela paz.

Autora: Nye Ribeiro
Ilustrador: Pierre Trabbold
Temas: ética, reflexão, paz, bandeira, pai e filho

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site