Sobre Contar Histórias



Todos nós sabemos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças, além de que os pequerruchos adquirem cultura, conhecimentos e valores. OK, mas será que está claro para todos a importância de contarmos histórias? Vamos entender um pouquinho…

Segundo PUIG (1998, p.69), “a criança quando ouve histórias, consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana. ”No ato da leitura quando a criança se identifica com heróis e heroínas, superam-se o medo que a inibi ajudando-a resolver situações envolvendo-a emocionalmente. Sem dúvida, ler para as crianças pode instruir tanto a mente quanto o coração. As crianças sentem necessidade de expressar-se e colocar para fora as fantasias de seu mundo interior, e através de histórias, desenvolvem a capacidade criadora (fantasia e imaginação), antecipa o futuro hábito de leitura e desperta a curiosidade pelo mundo em que vive (pessoas, animais e natureza).

Desta forma, contando histórias preservamos e transmitimos os valores culturais de uma sociedade. E não há como falar sobre contar a histórias sem entendermos o papel da literatura, pois esta  destaca-se incontestavelmente na formação do ser humano, na conscientização de valores e princípios. Sua importância no desenvolvimento da criança torna fundamental o ato de ler para os pequenos – de contar histórias. Sendo assim, contar histórias é um ato de carinho de nossa parte, ao reconhecermos que a criança pode aprender muito, de modo lúdico e prazeroso, a respeito do mundo que a espera.

Se você se interessou por este tema, aguarde que brevemente publicaremos mais sobre…

E aí? Está esperando o que para pegar seu pequerrucho e contar histórias? Olha, para ajudar, colocamos aqui alguns textos em PDF para te inspirar.

“ler para as crianças pode instruir tanto a mente quanto o coração”

Comentários

Deixe uma resposta

Obrigada por nos visitar! Siga-nos no Insta @projetoabelha

Nome *
Email *
Site