Contar Histórias

A literatura infantil promove o lúdico, a criatividade, o acolhimento e a proximidade entre adultos e crianças. Através dos enredos que intercalam realidade e fantasia, as crianças podem vivenciar emoções e aprendizagens sobre diferentes temas, sobre si e sobre o outro.

Contar histórias é uma das formas artísticas de representação do mundo, promove momentos de   união e partilhas. É o passaporte para uma viagem instigante, na qual realidade e fantasia dialogam simultaneamente.

Uma das práticas mais antigas registradas pela humanidade, contar, recontar e ouvir uma história é uma forma de preservar culturas, transmitir valores e compartilhar conhecimento. Além disso, as histórias impulsionam a interação, confraternização e união; despertam a imaginação, as emoções, novos interesses e expectativas.

Por meio das histórias, as crianças tem o primeiro contato com o universo literário e conhecimento de um mundo encantador. A psicóloga Rosely Sayão (2003) ressalta que “contar histórias é um ato de amor e carinho por parte do adulto”. E ainda destaca que “de forma lúdica e prazerosa, a criança pode aprender muito a respeito do mundo que a espera”.

Ouvindo histórias, a criança se identifica com os personagens e suas diversas características, essa identificação desperta várias emoções, fazendo com que os pequenos coloquem para fora seus sentimentos.

Além disso, a contação fomenta a curiosidade e o interesse das crianças em conhecer outras histórias. Assim, naturalmente, tornam-se leitores habilidosos e o processo de ensino-aprendizagem será mais rápido e prazeroso.

Verifique algumas histórias de diversos autores que disponibilizamos e divirta-se com seu pequeno!

Leia sobre alguns autores e suas contribuições para a literatura infantil:

Esopo
Hans Christian Andersen
Irmãos Grimm
Joseph Jacobs
Monteiro Lobato
Nye Ribeiro
Ruth Rocha

Facebook: Projeto Abelha
Instagram: @projetoabelha